Armas, germes e aço
RESENHA DO LIVRO: "ARM AS, GERM ES E AÇO - OS DESTINOS DAS SOCIEDADES HUM ANAS"
A propos ta é res ponder o porquê das diferenç as ec onôm ic as , s oc iais e c ulturais entre as s oc iedades ditas indus trializ adas e as dem ais , enfoc ando a his tória da hum anidade des de o s eu s urgim ento, há c erc a de s ete m ilhões de anos . Explic a tam bém c om o a Europa ac abou c onquis tando e c oloniz ando todos os c ontinentes e não o c ontrário. Para tanto, avalia não ter havido raz ões rac iais ou s om ente intelec tuais e s im variáveis am bientais pos itivam ente retroalim entadas , as quais inves tiga, lanç ando m ão, im plic itam ente, da arqueologia, geografia, ec onom ia, oc eanografia, his tória, biologia, antropologia, s oc iologia, as trofís ic a e até da linguís tic a, tudo em um a linguagem c om preens ível a qualquer leitor, o que torna altam ente rec om endável a leitura da obra, c ujo título original é "Guns , Germ s and Steel: the fates of hum an s oc ieties ".
A ideia do livro nas c eu pela ins atis faç ão do autor, em viagem de pes quis a à Papua-Nova Guiné,
Oc eania, ao tentar res ponder a um nativo que o ques tionou por que os produtos do s eu país quando lá c hegam diz im am rapidam ente a produç ão e us o dos s im ilares loc ais .
Inform a que o hom em inic iou s ua s aga a partir da Áfric a Equatorial, c hegou à Ás ia por volta de um m ilhão de anos a.C., à Europa em 500 m il, à Aus trália por volta de 40 m il, à Sibéria, 20 m il, alc anç ou a Am éric a em torno de 12 m il anos a.C. pelo Es treito de Bering, no final da últim a Era Glac ial, e a
Groenlândia em 2 m il a.C. Partindo do s udes te da China, povoou as ilhas do Pac ífic o, alc anç ou o
Havaí no s éc ulo VI d.C., a ilha de Madagas c ar, próxim a à Áfric a, oc eano Índic o, por m ais inc rível que pos s a parec er, por volta do s éc ulo VI, e a Nova Zelândia no s éc ulo XI d.C.
Sus tenta que no período Neolític o, c erc a de 8.500 a.C., inic iou-s e