armas germes e aco resenha
Diante da leitura do capitulo 1 cujo tema abordado é ‘A constituição do sistema-mundo moderno-colonial ’escrito por Haesbaert e Porto-Gonçalves e análise da série “Armas, Germes e Aço” com base nas produções e investigações de Jared Diamond, podemos discutir sobre a Hegemonia Européia diante dos povos nativos da América, África e Ásia, como se constituiu o Mundo Novo e Mundo Velho e de que forma as armas, os germes e aço interferiram no percurso da humanidade.
A partir da análise do documentário e do primeiro capitulo, podemos perceber alguns pontos fortes e fracos que foram abordados. O documentário se baseia primeiramente a responder questionamentos feitos ao pesquisador Diamond sobre a desigualdade do mundo dos povos nativos perante as nações desenvolvidas mais recentes e sobre sua hegemonia diante delas. Porém no decorrer do documentário notamos que a argumentação feita por Diamond para solucionar tais perguntas, são simplistas na medida em que são fixadas à questão Geográfica sobre a ótica da localização e diante disso os povos que foram melhores localizados se beneficiaram no desenvolvimento de animais e plantas para a sua subsistência e desenvolvimento de técnicas. Outro ponto que não foi fundamentalmente abordado foram às questões da cultura, religião e política no qual influenciam a hegemonização das potências europeias sobre os povos nativos e poderio militar Chinês para o desenvolvimento tecnológico e cultural que também influenciaram as hegemonias europeias.
Porém as argumentações que Diamond utilizou sobre a questão da agricultura como ponto crucial para o desenvolvimento de algumas nações e futuramente ponto crucial para a desigualdade de alguns povos, a maneira que a Europa se constitui enquanto nação, a forma de conquista sobre os outros povos, seu desenvolvimento