Domisanitario
ÁCIDOS E ÁLCALIS
Na medicina veterinária, a cada ano são atendidos vários casos de intoxicação exógena de animais domésticos nas clínicas e nos hospitais veterinários. Sejam eles acidentais ou intencionais, ocorrem principalmente no ambiente doméstico e envolvem diferentes agentes tóxicos.
Agentes alcalinos evidenciam pouca dor em comparação aos ácidos, o que pode proporcionar maior contato com o produto, resultando em exposição mais extensa.
DEFINIÇÕES DE ÁCIDOS E BASES
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Uma outra definição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Johannes N. Bronsted e pelo inglês Thomas Lowry, independentemente, ficando conhecida como definição protônica. Segundo os dois, ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.
A definição de Bronsted-Lowry é mais abrangente que a de Arrhenius. Bronsted e Lowry definiram ácidos e bases a partir dos prótons que liberavam e recebiam. Já o norte-americano Gilbert Newton Lewis se voltou para os elétrons ao desenvolver sua definição. De acordo com ela, ácidos são substâncias que, numa ligação química, podem receber pares eletrônicos, enquanto as bases são aquelas que cedem estes pares.
1.Ácidos
Os produtos que contêm ácidos incluem agentes de limpeza (por exemplo, produtos de limpeza de vaso sanitário), compostos anti-ferrugem, gravura compostos, baterias automotivas, e sanitizantes de piscina. A toxicidade relativa de um ácido está relacionada à sua concentração e diminui com a diluição. Ácidos produz necrose de coagulação localizada de tecido e geralmente produzem dor imediata após a exposição, o que ajuda a limitar a ingestão. Na maioria dos casos, os