Questionário de Sócrates até Wundt
1)Aponte as principais características do pensamento mítico.
Os pensamentos míticos eram uma forma das pessoas entenderem os fenômenos naturais atribuindo eles a deuses; eram o pensamento prévio pré – racional; era a concretização do imaginário daquele povo, e esse pensamento expressava suas crenças e valores.
2) Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
Porque os homens começaram a observar a natureza, e perceberam que ela tinha seu próprio movimento, e porque os mitos eram algo que não se podia provar naturalmente.
3) Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico rompe com o pensamento mítico?
O pensamento mítico se baseia na crença dogmática de que os deuses fizeram e regem tudo, já a filosofia é uma linha de pensamento que utiliza a razão para explicar as coisas, e que tenta entender a natureza de maneira mais profunda. Essa maior profundidade no estudo do que são as coisas e de onde elas vem faz com que o pensamento mítico se rompa.
4) Como podemos situar Sócrates em oposição aos sofistas.
Os sofistas utilizavam o debate para convencer as pessoas que sua verdade era a que realmente valia. Já Sócrates utilizava apenas o questionamento, e ele questionava os sofistas até eles não terem mais respostas, e esse era o ponto que Sócrates queria chegar, pois ele queria que eles chegassem a ignorância, porque para Sócrates a ignorância é o princípio da sabedoria. É na ignorância que eles vão tentar compreender o seu próprio “eu”, ou seja, é nesse ponto que eles vão buscar o autoconhecimento.
5) Qual o sentido do método de análise conceitual socrático?
Sócrates utilizava-se do questionamento para fazer a pessoa chegar a ignorância, e quando a pessoa chegasse a esse ponto, ela poderia começar a mergulhar no conhecimento que já estava em sua mente.
6) O que significa a maiêutica socrática?
Esse método consiste na pessoa