antropologia filosofica
Epistemologia em Axiologia.
(Etapa 2)
Entender os conceitos de antropologia filosófica e ficarem por dentro das diferentes concepções antropológicas, axiológicas educativas na formação de um sujeito, bem como as teorias epistemológicas referentes às praticas docentes de um educador, criamos esses mapas conceituais para possíveis consultas acadêmicas.
Antropologia
Antropologia é a ciência que estuda as teorias a respeito do ser humano. Sendo assim, ela se divide em duas partes: Antropologia cientifica e antropologia filosófica.
Antropologia cientifica estuda o ser humano de acordo com sua visão física e cultural. A visão física estuda a evolução humana e a visão cultural, estuda as diferentes culturas em diferentes aspectos, sendo as relações familiares, costumes, tradições e linguagem.
Antropologia filosófica é o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que os orientam a responder a seguinte questão: o que é ser humano?
Dentro desta ciência, a metafísica ou concepção essencialista, visa as busca da essência que caracteriza determinada coisa.
Na Grécia Antiga, a educação tinha como tema a filosofia, onde a educação era voltada a formação do homem público (defender com argumentos suas idéias e convencer os demais).
Sócrates dizia que o primeiro momento da formação do conhecimento se dava através da ironia (do grego “perguntar”) e logo em seguida, como o segundo passo, a maiêutica ( do grego “parto”). Por essa forma, o indivíduo aprende, ou, da a luz a novas idéias a partir do memento que surge a duvida.
A alegoria da caverna, teoria de Platão, consiste em soltar as amarras que o impedem de ver a realidade. Afirmava ele que, a educação basea se no processo de reminiscência, onde o aluno lembra-se de recordações antigas.
Entretanto, Aristóteles, em sua obra política, destaca a importância da educação em se formar pessoas capazes de compor uma cidade, tendo elas