Antropologia Endocultura O
Professor: Adriano Sergio Lopes da Gama Cerqueira
Período: 2º período
Polo: João Monlevade
Tutoras presenciais: Andrea Pontes de Souza e Maria José R. Costa
Tutora à distância: Marina Pedreira Aragão
Aluna: Eciária Estevam Frade
Defina o significado do processo de endoculturação.
Endoculturação.
O processo cultural denominado pela Antropologia como endoculturação ou enculturação é aquele por meio do qual os indivíduos aprendem o modo de vida da sociedade na qual nascem, adquirem e internalizam um sistema de valores, normas, símbolos, crenças e conhecimentos.
São, por assim dizer, condicionados a um padrão cultural. Endoculturação significa interiorização, assimilação, apropriação, absorção, aprendizagem. É um processo social que se inicia na infância mediado pela família, pelos amigos, posteriormente, a partir da escola, da religião, do clube, do trabalho, do partido político e de tantos outros grupos sociais. A endoculturação acontece de forma sistemática, quando se dá através de mecanismos e instituições que se utilizam de metodologias formais para a transmissão do conhecimento e de forma assistemática, quando os indivíduos adquirem o conhecimento a partir da experiência do cotidiano, sem que haja uma demarcação formal dos ensinamentos. O que confere unidade ao homem “(...) é a sua aptidão à variação cultural”. Ou seja, “(...) aquilo que os seres humanos têm em comum é a sua capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições, jogos profundamente diversos”. (LAPLANTINE, 1994, p. 22). Portanto, ser capaz de se diferenciar é o que é natural no homem.
Referencias:
ASSIS, Cassia Lobao & NAPONICENO, Cristiane Maria. Processos Culturais: Endolcuturação e Aculturação, Copyright © 2007. p- 3.
LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. Trad. Marie- Agnés Chauvel. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.