SADC
ANTROPOLOGIA CULTURAL
Foto: Jony Culo
1- INTRODUÇÃO
2- HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA
3- TIPOS DE ANTROPOLOGIAS
4- PRINCIPAIS ACEPÇÕES DO TERMO «CULTURA»
5- AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA CULTURA
6- FACTORES DA CULTURA
7- PRICIPAIS CORRENTES ANTROPOLOGICAS
8- AS PRINCIPAIS ESCOLAS ANTROPOLOGICAS
9- RAÇA E ETNIA
10- CULTURA E CIVILIZAÇÃO
11- BIBLIOGRAFIA
A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos, e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objectivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem, a capacidade que ele tem de conhecer-se, nos costumes e no instinto.
A Antropologia Cultural de princípio foi uma ciência colonial pois que servia de estudo das sociedades exóticas, fazendo estudos em alguns casos das sociedades, povos na qual estes podiam entrar em contacto, pois faziam os estudos dos hábitos, costumes e estes estudos eram feito pelos primeiros Antropólogos, tudo isto servia de reconhecimento no terreno, e houve alguns destes antropólogos tiveram sucesso nos seus estudos.
A Antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos.
Com a dinâmica da própria sociedade, a antropologia começa a tomar outro rumo, tudo isto a quando das independências dos Países africanos, pois