ANTROPOLOGIA EM EAD
1) Tanto a ética como a moral constituem nossos costumes e formas de agir, ou seja, elas estão ligadas, na medida em que podem ser consideradas como corretas ou incorretas.
A moral é o modo costumeiro e espontâneo de agir, relacionar-se com os outros, pautado por normas, ou seja, o que é correto ou não. A moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento foi correto ou não. O processo de formação da consciência moral acontece espontaneamente, desde a primeira infância, pela assimilação do modo de vida ou da cultura, na qual formamos o nosso horizonte de compreensão, onde modulam a nossa consciência, o nosso modo de sentir, de pensar e de agir, habilitando-nos para o convívio social neste mesmo contexto.
A ética constitui um grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas, assim como o comportamento de um grupo de pessoas ou sociedade, ou seja, a ética determina tipos de comportamentos, sejam eles corretos ou incorretos. Ética envolve os aspectos físicos e comportamentais que nos permitem utilizar, de forma harmônica e sustentável, todos os bens da vida, possibilitando que nossos descendentes também o façam. Numa abordagem mais ampla, ela existe para garantir a sobrevivência de todos.
Exemplo: Um chefe ou colega que opta por não punir ou denunciar o funcionário que fez mau uso de um ativo da empresa ou apresentou um comportamento inadequado, como violência, assédio, ou oportunismo, mas prefere ter uma conversa franca e assertiva, indicando ao colega o seu comportamento inadequado, por ter infringido o código Moral da empresa , mas demonstrou um comportamento ético na solução de um problema, dando uma segunda chance ao funcionário que precisa do emprego. Agora se o gerente demite um bom funcionário, que foi subordinado por seu ex-chefe, demitido por lesar a empresa, sem antes analisar o real envolvimento do funcionário, age contra os valores da verdade, infringindo a ética, mas considerando o código de