CONTABILIDADE
A Contabilidade é a ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa, surgiu nos primórdios da civilização, na época em que o homens primitivos representavam seus patrimônios (rebanhos, metais e outros bens) por meio de desenhos e gravações. Observava-se que a cara do animal desenhado era daquele que eles queriam controlar e a quantidade era o número de cabeças existentes.
Os egípcios também utilizavam de desenhos nas paredes das casas para controlar a quantidade de cereais pagos aos coletores de tributos. Já os mesopotâmios utilizavam fichas de argila para fazer esse controle.
As teorias e as práticas contábeis se estabeleceram a partir do surgimento de empresas multinacionais e transacionais, de capital aberto e com grande movimentação de riquezas, permitindo a interpretação das informações por parte dos acionistas e investidores.
Atualmente, a contabilidade atua como um instrumento para a sociedade, seu usuário não é somente o proprietário da empresa, mas sim, fornecedores, investidores, bancos, governos, empregados e clientes.
EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
A contabilidade passou por diversas transformações desde os tempos de muitos antigos, onde o principal objetivo era o controle de empresas até chegar a ser conhecida como ciência. Com todo esse processo, as escolas começaram a adquirir o pensamento contábil e buscaram teorias que deram certo e ainda usam nas organizações de bens de empresas.
Aqui no Brasil a contabilidade foi se desenvolvendo na medida em que o mercado de trabalho crescia pais a fora.
Enquanto a globalização se expandia, a contabilidade internacional nasceu as normas contábeis, em uma maneira mais compreensiva para diversos países. O Brasil é um deles onde a adequação contábil já é uma realidade. As mudanças são necessárias no cenário contábil que influenciam em seus trabalhos.
TEORIA DA CONTABILIDADE
A