Antropologia da religião
Antropologia da Religião
1 - A partir da sua observação crítica da realidade religiosa presente em nossa sociedade, apresente e comente duas realidades em que “a ciências em religião é aleijada” ou “a religião sem ciência é cega”.
Sem dúvida alguma, a ciência e suas tecnologias conseguem estar presentes em mais áreas da sociedade do que possamos imaginar. Na religião não é diferente. Existem muitas controvérsias por causa da atuação da ciência no meio religioso que preocupa muitas comunidades de determinadas religiões, não apenas os evangélicos (como foi bastante citado não exclusivamente aqui, mas em qualquer outro debate). Cada um tem a sua própria maneira de interpretar o surgimento da humanidade e seus fenômenos, mas acredito que com a ciência é possível “quebrar” o que determinada pessoa acredita, fazendo com que existam mais controvérsias ainda, deixando ambas as partes cada vez mais "inimigas". Sem a compreensão proposta da ciência em relação à humanidade, o religioso fica preso apenas a um conceito, fica cego, então é importante que exista uma interação positiva entre ambas as partes. Muitas pessoas de determinadas religiões não utilizam métodos criados pela ciência por ser contra as suas regras religiosas, mas eu acredito que não se pode negar radicalmente o que talvez seja um beneficio para a vida da pessoa. É importante que tenha um pensamento, de certa forma, egocêntrico, mas não desrespeitoso.
2 - Diante das realidades apresentadas qual seria o esforço que poderíamos fazer em busca do conhecimento racional e a religiosidade genuína?
É importante que exista o entendimento de que todas as religiões têm as suas crenças, no que acreditam e que devemos ao menos tentar respeitar, e quem sabe aceitar as teorias impostas por elas e pela ciência. Ou até mesmo seguir uma linha de pensamento de Einstein como encontrei no trecho de um texto: "Einstein não desrespeitava as religiões estabelecidas, porém apenas não concordava