ANTROPOLOGIA CULTURA
Cultura: entendo que cultura é uma rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crença, valores, costumes, leis, moral, música, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social. Portanto podemos chegar à conclusão que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal ninguém nasce e permanece fora de um contexto social e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única.
Diversidade: diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Como estudamos em sale de aula a diversidade cultural é definida como um mix de pessoas com identidades diferentes interagindo no mesmo sistema social. Refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Etnocentrismo: é um fenômeno que mostra que a cultura de determinada sociedade é tida como a melhor e é o centro da humanidade.
É uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo ou sociedade é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Tem a sua origem na tendência de julgarmos as realizações culturais de outros povos a partir dos nossos próprios padrões culturais, pelo que não é de admirar que consideremos o nosso modo de vida como preferível e superior a todos os outros. Heródoto (484-424 a.C.) afirma em uma de suas teorias que se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, eles examinariam a totalidade e escolheriam os seus próprios costumes, certos de que este seria melhor do que os outros.