Antropologia e Cultura
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DIREITO
ANTROPOLOGIA
LUCAS OLIVEIRA VIANNA
CULTURA COMO OBJETO DA ANTROPOLOGIA
BAGÉ
2014
LUCAS OLIVEIRA VIANNA
CULTURA COMO OBJETO DA ANTROPOLOGIA
Trabalho apresentado para fins avaliativos na disciplina de Antropologia, do curso de Direito da Universidade Regional da Campanha.
Orientação: Prof.ª Maria Helena G. Dias de Oliveira,
BAGÉ
2014
RESUMO
O trabalho visa identificar os conceitos de cultura adotados por diferentes autores, e relacioná-los com o estudo da Antropologia, percebendo sua importância, relevância, pertinência e contribuição como objeto de estudo desta. Extrair-se-á dos diferentes conceitos uma ideia pessoal, e, posteriormente, será abrangida a relação da cultura com o estudo do Direito.
Conceito dos autores
Introdução
A cultura tem sido abordada por diversos estudiosos, que lhe atribuíram uma miríade de conceitos diferentes. Para se ter uma ideia, há, atualmente, 164 definições para o termo. Para Talcott Parsons, os antropólogos devem aceitar uma concepção estrita e única de cultura, limitada a fatores que a influenciam: relações sociais, personalidade, ideias e valores. Só assim, será a Antropologia uma matéria independente de outras como a sociologia ou a psicologia. Frente à ambiguidade que há para definir o termo cultura, vê-se a necessidade de observar seu significado segundo os diversos autores.
Cultura e seus significados Superficialmente, percebe-se dois significados básicos para o termo cultura; um singular: “formação individual da pessoa humana”, e outro coletivo: “conjunto de obras humanas”. Esse segundo, seria o conjunto de normas, hábitos e comportamentos que regem o modo de vida humano. Nota-se também, que é necessário analisar uma cultura sem levar em consideração o sistema de valores que