Antropologia e Cultura
RGM:
Disciplina:
Professor (a) Tutor (a):
Atividade de Aprofundamento II
Caro Aluno,
Agora que conhecemos a respeito das Teorias da Cultura, vamos praticar o que foi aprendido.
Nessa atividade você irá dissertar sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, como as teorias antropológicas servem diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.
Disserte (mínimo 20 linhas) a respeito do tema proposto.
As teorias antropológicas da cultura
Tiveram fundamentalimportância dentre as teorias culturais, para que a
Antropologia fosse reconhecida como ciência:
• Evolucionismo - tratava seu objeto de forma mais ampla, abraçando o estudo de civilizações inteiras enquantooutras teorias focavam organizações sociais quantitativamente menores, lidando com a cultura por meio de aspectos entendidos como evolutivos.
• Difusionismo” - buscava a explicação dodesenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro. • Funcionalismo - focava não mais as origens históricas do estudo da cultura; mas sim seu contexto emdado momento, com a lógica do sistema focalizado.
• Estruturalismo – buscava identificar as estruturas geradoras de sistemas culturais.
S TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DA CULTURA
A partir da segunda metade do século XIX, período de consolidação deimportantes conquistas anteriores, o espírito humano passou de uma fase subjetiva de conhecimento, na qual as fundamentações se davam em termos abstratos, hipotéticos e especulativos para um conhecimentomais objetivo, visando a constituição de saberes científicos calcados na experimentação empírica, na identificação de leis gerais.
Esta mudança de postura, da qual provêm praticamente todas