Determinação do teor de umidade em um composto químico
CAMPUS SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
DISCIPLINA: QUÍMICA ANÁLITICA II
Determinação do teor de umidade em um composto químico
Santo Ângelo, março de 2013.
1-OBJETIVO
Esse relatório tem como objetivo determinar o teor de água presente no composto sulfato de cobre.
2- INTRODUÇÃO
Uma enorme variedade de substâncias sólidas encontradas na natureza contém água. Os sólidos podem conter água quimicamente ligada ou como contaminante proveniente da atmosfera ou da solução em que a substância se formou. Em todos os casos, a água participa da composição da amostra. Essa composição pode ser afetada que pelo tratamento que a amostra foi submetida antes da análise química e pelas condições ambientes, uma vez que o teor de água pode variar de acordo com o estado de divisão do material, da umidade e da temperatura.
Para quantificar o teor de água, a amostra é submetida à ação do calor para a eliminação da água e depois é comparado o peso da amostra antes e depois da secagem, obtendo-se a massa de água originalmente presente na diferença. A eliminação de água por dessecação ocorre a temperaturas variáveis, ou seja, quanto maior for a energia envolvida na ligação, maior a temperatura.
A distinção entre os vários modos pelos quais a água pode estar associada a um sólido é de muita importância, pois não necessariamente ela será retida por um mesmo tipo de ligação. Assim, os materiais sólidos podem conter dois tipos de água a essencial e a não essencial.
Água essencial é a água que faz parte da estrutura cristalina ou molecular de um dos componentes do sólido e se encontra presente em quantidades estequiométricas. Classifica-se em água de constituição e água de hidratação.
Água de constituição é quando a água não está presente como H2O no sólido, mas é formada quando