Relatório química orgânica
A destilação é um método de separação de substâncias que abrange alguns pilares e que serve como critério de pureza para determinados compostos. É enquadra em dois pontos, são eles: a vaporização que é a transformação de um líquido em vapor e a condensação que é a transformação de um vapor em líquido. Existem alguns métodos de destilação são eles: destilação simples, fracionada, a vácuo e por arraste de vapor. Todas se baseiam no mesmo princípio que é o ponto de ebulição das substâncias, a diferença entre elas, é o caminho que o líquido/vapor percorre até que este ponto seja alcançado e as pressões empregadas.
Sabendo que ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido é igual à pressão atmosférica. E que pressão de vapor é a pressão máxima exercida pelos vapores de um líquido, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa. O método de destilação é baseado nestes princípios básicos. Por isso que qualquer mudança na pressão ou na temperatura irá influenciar diretamente no método de escolhido e na eficiência da destilação.
No experimento descrito nas páginas posteriores foram empregados dois métodos de destilação são eles: a simples e a fracionada.
A destilação simples é utilizada para separar líquidos [que entram em ebulição abaixo de 150 °C na pressão atmosférica ( 1 atm. ou 760 torr) ]de impureza não voláteis e de outro líquido que entra em ebulição a uma temperatura pelo menos 25 °C superior à do primeiro líquido. Os dois líquidos devem ser miscíveis entre si. Já a destilação fracionada é utilizada para separar uma mistura líquida formada por líquidos miscíveis entre si que entram em ebulição com uma diferença de temperatura menor que 25°C a 1 atm.
Objetivo:
Destilação da gasolina por dois métodos distintos. O primeiro método é por destilação simples e o segundo método por destilação fracionada.
Material e reagentes:
Balão de fundo redondo;
Condensador de