Senhor
À TUBERCULOSE EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE
JOÃO PESSOA-PB
JANAÍNA VON SOHSTEN TRIGUEIRO; SANDRA APARECIDA ALMEIDA; ANA CRISTINA OLIVEIRA
E SILVA; UTHANIA MELLO FRANÇA; JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA; GISELE ALMEIDA
SOARES DE GOIS
INSTITUIÇÃO: FACENA - PB. EMAIL: JANAVS_23@HOTMAIL.COM
Introdução: A educação em saúde forma um maior entendimento a respeito dos problemas de saúde da população e contribui para a elaboração de soluções para esses problemas. A Tuberculose, por exemplo, é uma doença grave que deve ser combatida também pelas Equipes de Saúde da Família. Elas devem promover a reflexão e mudanças nas atitudes, transformando a realidade da comunidade frente a essa doença. Assim, é necessário conhecer a realidade de atuação dos profissionais , especialmente nas ações educativas para o controle da tuberculose.
Objetivo: Analisar as praticas desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família em João Pessoa (PB), no sentido da prevenção e controle da tuberculose, com enfoque nas metodologia e capacitação dos profissionais.
Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista semi-estruturado. A amostra constituiu-se por 9 profissionais atuantes em Unidades de Saúde da Família. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo - modalidade temática. A unidade temática central denominou-se Controle da Tuberculose x Educação em Saúde, que foi conformada a partir de seis núcleos de sentidos centrais: Ações educativas voltadas para tuberculose sob a percepção do profissional; Principais atores envolvidos nas práticas educativas; Capacitação profissional em tuberculose; A ação educativa no atendimento ao portador de tuberculose; Recursos utilizados nas práticas educativas voltadas para tuberculose e Fragilidades nas práticas educativas voltadas para tuberculose.
Resultados: