Antropologia apontamentos
1. Discuta as diferenças entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais quanto ao seu objeto e método.
As Ciências Naturais estudam factos simples e facilmente isoláveis. Estes fenómenos são recorrentes, repetitivos e sistémicos, já que podem ser vistos, isolados e reproduzidos em laboratório. Os testes feitos em laboratório podem ser repetidos indefinidamente que continuaram a ter os mesmos resultados. A simplicidade e a repetibilidade permitem que o teste da teoria seja feito por dois investigadores em locais diferentes.
É um estudo objetivo onde o objeto de estudo é opaco e mudo. As teorias e os métodos científicos são os mediadores que permitem operar a aproximação entre o sujeito e o objeto, construindo uma ponte entre nós e a matéria em estudo.
As Ciências Sociais estudam fenómenos complexos, de causalidade e de determinação, complicados e de difícil controlo. A matéria-prima destas ciências são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo a possibilidade de mudar o seu significado de acordo com o individuo, as relações existentes no momento e a sua posição na cadeia de eventos anteriores e posteriores. Outros eventos que servem de foco ao cientista social são os factos que quase sempre ocorrem no passado e por isso irreproduzíveis em condições controladas.
O objeto de estudo das ciências sociais é transparente e falante, a antropologia social não permite o uso de esquemas evolucionistas fáceis, que colocamos sistemas socias em patamares de atraso e progresso.
2. Situe a Antropologia no campo das Ciências e discuta as suas características distintivas.
A Antropologia no campo das Ciências Naturais é designada por Antropologia Biológica. Estuda o homem enquanto ser biológico e analisa as suas evoluções ao longo dos tempos: a evolução do cérebro, o aparato nervoso e ósseo, desde que desceu das arvores e passou a ser bípede. Isto é, a Antropologia