Antrophos
FACULDADE ANGLO-AMERICANO DE CHAPECÓ
Graduação em administração
JOÃO ANTONIO PERIN BORGES DA SILVA
O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SÓCIO- CULTURAIS.
Chapecó–SC
2014
O Fenômeno da globalização e suas consequências sócio culturais.
A globalização é um fenômeno que vem sempre se desenvolvendo, sendo assim, atinge vários fatores sociais trazendo consequências sócio culturais.
Identifica-se quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar são as principais causas da globalização, onde o indivíduo não é mais voltado ao centro das atenções, ele está submetido pela globalização.
O início da globalização pode ser localizado no imediato pós-segunda guerra mundial. Geógrafos, como Milton Santos, situam o início da globalização no período das grandes navegações, mas foi com a queda do muro de Berlim que a globalização ganhou força tornando se evidente, com tudo o que simbolizou em termos políticos, econômicos e ideológicos.
A globalização é um processo de integração econômica, política, social que está sempre em desenvolvimento e mudança, assim como a cultura, em que nela a mudança é um aspecto fundamental da realidade humana. O homem vem aprendendo a viver, adotando comportamentos, atitudes e identidades diferentes. É fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social, entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.
A cultura é o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. Quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento, desde que