Comunicação B2B B2C C2C
B2B: Adobe
Em abril de 2012 a Adobe lançou um "caça ao tesouro" em São Francisco para a divulgação do lançamento do "Creative Cloud". Grandes balões foram distribuídos pela cidade, nos locais os participantes podiam recolher pedaços de um quebra cabeça e partir à procura dos outros balões. Dicas sobre a localização, assim como informações sobre produtos, foram compartilhadas no Foursquare, Twitter e Instagram. O primeiro participante a recolher todas as peças ganhou um prêmio de $10.000 dólares e uma assinatura vitalícia do "creative cloud".
Atividade principal
Empresa de softwares pagos, focada em soluções criativas para diferentes tipos de negócios. Um de seus principais serviços é o Creative Cloud, um sistema de compartilhamento em nuvem, que através de uma mensalidade o usuário tem acesso online a vários aplicativos da Adobe.
Segmento de mercado ao qual se direciona a comunicação
Profissionais geradores de conteúdos criativos como designers, fotógrafos e programadores. Idades entre 20 e 35 anos, tem personalidade criativa e buscam um produto que lhes ajude a transformar suas ideias.
O que a empresa realmente deseja vender
A empresa deseja vender o lançamento do "creative cloud" além de licenças para os diferentes softwares da marca atrelados ao produto sendo lançado.
Meios de comunicação foram utilizados
Marketing de guerrilha e mídias digitais.
Opinião sobre a estratégia adotada
A campanha da Adobe gerou um barulho na internet entre a comunidade com um baixo custo de divulgação. Além de divertida foi uma maneira muito criativa de divulgação da marca, que resultou em 83.000 assinaturas nos cinco primeiros dias da campanha. Foi uma estratégia excelente que atribuiu bastante valor a marca.
Milagre de Natal | WestJet
B2C: WestJet
A WestJet lançou uma campanha de natal em 2013 em dois de seus voos. No portão de embarque havia um maquina onde os passageiros podiam interagir com um Papai Noel