Fichamento A Abrangencia da Antropologia
CURSO DE MEDICINA
DISCIPLINA: ELEM DE ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSORA: JUNIA NAPOLEÃO
ALUNA: GABRIELA MEIRELES LINHARES DE ARAÚJO
DATA: 23/03/2015
GOMES, Mércio Pereira. Antropologia: ciência do homem: filosofia da cultura. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 11 a 31.
A ABRANGÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
Antropologia é uma palavra [...] que chama atenção pelos dois substantivos que a compõem [...]: antrophos = homem; logos = estudo, e também “razão”, “lógica”. (p. 11)
Para surgir a Antropologia – cuja característica mais essencial é mirar o Outro como um possível igual a si mesmo – seria preciso um tempo de dúvidas e ao mesmo tempo de abertura ao reconhecimento do valor próprio de outras culturas. (p.11)
O pensar antropológico, o pensar sobre o aparente paradoxo de o homem ser um só [...] e ao mesmo tempo ser múltiplo em suas expressões coletivas, a cultura; [...] sobre as potencialidades reais e recônditas de cada cultura – é fruto [...] do Iluminismo. (p.12)
[...] a Antropologia é um modo de pensar a variedade do homem, outras culturas, o Outro, num mesmo patamar em que se coloca a cultura de onde surge esse pensar, a cultura europeia, isto é, o Mesmo. (p. 12)
[...] é preciso [...] criar-se a capacidade de sair ou tomar distancia de sua própria cultura, [...] para daí penetrar e entender outras culturas pelos valores dessas outras culturas, não de sua própria. (p. 12)
ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA
Como “ciência do homem”, a Antropologia toma o homem [...] no sentido integral de homem e mulher, [...] mas também de espécie da natureza e de ser da cultura e da razão, como um objeto de estudo. (p.13)
É nesse sentido que a Antropologia se coloca como uma ciência lado a lado com a Sociologia, a Politicologia, a Economia, a Psicologia [...] – todas agrupadas pelo termo “ciências humanas” ou “ciências sociais”. (p. 13)
[...] ela busca tratar da questão básica da natureza do homem, de sua condição fundamental de ser uma espécie biológica [...] (p.