Antopologia
Acadêmica: Sandra Cristina Silva Borges
RA: 4140232051
Professor (a): Maria Mariciane Nunes
Faculdade Anhanguera
Pólo: Faculdade Santa Terezinha.
CRENÇA
Crer é tomar algo por verdade certa, independente de comprovações sociais ou científicas. Crer é confiar, acreditar, apostar em algo apenas pela convicção de que ali está a verdade, pode-se dizer que é a crença nos move a agir, sem a crença de que será bem sucedido, o homem não tomaria atitude alguma.
[pic]
RITO
È um ato ou um conjunto de comportamentos, individuais ou coletivos, que seguem regras destinadas a serem repetidas no âmbito do sagrado e diversas formas de rituais com que o homem tentou dominar poderes sobrenaturais ou ocultos para alcançar seus propósitos.
AUTOFLAGELAÇÃO
Presente em rituais de diferentes tribos indígenas ou religiosas, algumas ordens católicas, animistas e ocultistas utilizam dessa prática.
RITO DE PASSAGEM
É feito em adolescentes de 14 a 16 anos, começando com a circuncisão dos órgãos sexuais, logo após ficam separados de adultos do sexo oposto de quatro a vinte e quatro semanas, e geralmente é feita com uma lâmina velha e suja que deixa os jovens propensos a infecções.
MITO
É a tentativa de explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural.
A MULA SEM CABEÇA
É um mito de origem ibérica e ocorre em toda a América. O mito conta que foi o castigo recebido pela mulher que se entrega sexualmente a um padre, transforma-se e parte a galope desvairando, seus cascos, afiados e que ferem como navalhas. Quando retorna a casa, volta a forma humana muito machucada. Para que não se transforme o padre deve amaldiçoá-la antes de celebrar cada missa antes de tocar a hóstia, no momento da consagração.
NEGRINHO PASTOREIRO
De origem gaúcha com fundamentos católicos e europeus, divulgado com finalidades morais. A compensação e redenção divinas aos sofrimentos terrenos têm poderes sobrenaturais, encontra