Antioxidantes abacate
Pedro H. Freitas Cardines [Bolsista UTFPR], Isabel Craveiro Moreira [orientadora].
COALM- Coordenação de alimentos
Campus Londrina
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Avenida dos Pioneiros, 3131 - Londrina- PR - Brasil - CEP 86036370 pedrocardines@hotmail.com, icmoreira@utfpr.edu.br
CARDINES, Pedro H. Freitas; MOREIRA, Isabel Craveiro. Avaliação da atividade antioxidante do extrato etanólico do caroço de abacate (PERSEA AMERICA MILL.). 2010. Relatório Final de atividades, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2010.
Resumo – Numa época de conscientização ecológica e da busca pelo máximo aproveitamento de matérias-primas e o processamento de resíduos tornou-se um assunto cada vez mais atual nas pesquisas científicas e tecnológicas. O abacate (Persea Americana Mill) é uma fruta rica em vitamina E (antioxidante), porém só é consumida a polpa deste fruto e não se têm relato da utilização e aproveitamento da casca e do caroço como alimentos. Este trabalho descreve o conteúdo de fenólicos totais e a atividade antioxidante do extrato etanólico do caroço do abacate. A quantidade de fenólicos totais, determinada pelo método Folin-Ciocalteu, foi de 759,55 (mg de ácido gálico/g de amostra) para o extrato etanólico bruto do caroço. A atividade antioxidante do extrato etanólico foi avaliada usando o método do radical 2,2-difenil-1-picrylhydrazyl (DPPH), apresentando um EC50 de 1,71 mg/mL.
Palavras-chave: caroço do abacate, Persea Americana Mill, ação antioxidante, DPPH.
Abstract – In an age of ecological awareness and the search for the maximum utilization of raw materials and processing of waste has become an issue increasingly present in scientific and technological research.The vocado (Persea Americana Mill) is a fruit rich in vitamin E (antioxidant), but is consumed the polp of this fruit and not