Anticoncepcionais
Os anticoncepcionais é o uso de métodos e técnicas com a finalidade de impedir que o relacionamento sexual resulte em gravidez. É recurso de planejamento familiar para a constituição de prole desejada e programada, de forma consciente. Os métodos anticoncepcionais podem ser classificados de varias maneiras. São eles: comportamentais, de barreira, dispositivo intra-uterino (DIU), métodos hormonais e cirúrgicos.
Anticoncepcionais
A primeira pílula anticoncepcional, Enovid-R, lançada no mercado em 1960, foi descoberta por acaso. Por estranho que possa parecer, interessados em descobrir um caminho para combater a esterilidade feminina, os pesquisadores chegaram a uma fórmula com ação contraceptiva. Esse achado foi de extrema importância para o sucesso da Revolução Sexual, que pôs fim a séculos e séculos de repressão, sobretudo para as mulheres, e alterou padrões de comportamento, visão de mundo e estilo de vida dos dois gêneros.
Anticoncepcionais Orais Hormonais Combinados Tipos e Composição
Os AOCs contêm estrógeno e progesterona, em diferentes doses e esquemas posológicos:
Monofásicas - são as mais comuns, apresentam 21 comprimidos, todos com a mesma composição e dose.
Bifásicas - contém dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormônios, em proporções diferentes. São 22 comprimidos que devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Trifásicas - contém os mesmos hormônios, mas em três doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Monofásicas contínuas - são mais recentes, apresentam 28 comprimidos com a mesma composição e dose. Mecanismo de ação Inibem a ovulação e tornam o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides.
Eficácia
São métodos muito eficazes quando usados correta e consistentemente: 0,1 mulheres grávidas por 100 mulheres no primeiro ano de uso.
Vantagens
· Apresentam elevada