Economia
Publicado em 23/04/2013 por euleralencar
1. O que determina o montante correspondente à produção de uma economia?
R.: Os fatores de produção e a tecnologia determinam o montante da produção na economia. Mão-de-obra e capital são os exemplos clássicos de fatores de produção. Já a tecnologia aumenta a eficiência da produção.
2. Explique o modelo pelo qual uma empresa competitiva, que visa a maximização do lucro, decide sobre o quanto demandar em relação a cada fator de produção?
Uma empresa competitiva contrata Capital até o ponto onde o PMgK seja igual ao preço real do aluguel do capital. Já se olharmos pelo lado da Mão-de-obra, a empresa competitiva contrata empregado até o ponto onde o PMgL seja igual ao salário real do trabalhador. É importante salientar que a função de produção F(K,L) é uma curva crescente, que aumenta a taxas decrescentes, logo o PMg será uma curva decrescente.
3. Qual é o papel dos retornos constantes de escala na distribuição da renda?
O retorno constante de escala significa que toda produção é utilizada para remunerar os fatores de produção. O Lucro Econômico (LE) é escrito da seguinte forma: LE = Renda(Y) – K*PMgK – L*PMgL. Podemos reescrever da seguinte maneira:
Y = LE + K*PMgK + L*PMgL. (I)
O retorno constante de escala mostra que: m*Y = f(m*L, m*K). Derivando essa equação em relação a “m”, obtemos a fórmula de Euler:
Y = K*PMgK + L*PMgL. (II)
Sendo assim, comparando (I) e (II) percebe-se que nesse caso o lucro econômico é zero.
Obs.: O custo econômico é maior que o custo contábil, pois inclui este além do custo de oportunidade. Assim, o lucro econômico será menor que o lucro contábil. Logo lucro econômico zero significa lucro contábil positivo.
4. Escreva uma função de produção de Cobb-Douglas para a qual o capital seja remunerado com um quarto da renda total?
F(K,L) = A*K^(0,25)*L^(0,75)
5. O que determina o consumo e o investimento?
As renda