Os anticoncepcionais
Por serem consumidos por um longo tempo da vida da mulher os anticoncepcionais apresentam maior risco de interação com nutrientes , por isso os anticoncepcionais com maior nível de estrógeno , aumentam a necessidades diárias do consumo de vitamina B6, riboflavina e vitamina C.
Como se sabe , a deficiência da vitamina B6 , está associada ao aparecimento de sintomas como irritabilidade, nervosismo , anemia, insônia, náuseas matutinas, pele seca e piora no quadro da síndrome pré menstrual.
A deficiência da ribolflavina e da vitamina C em usuárias de anticoncepcionais , pode resultar em anemia, dermatite seborreica e nasolabial, glossite, estomatite, aumento no tempo para cicatrização de feridas, gengivites, etc .
FÁRMACOS NA AMAMENTAÇÃO
A qualidade e a quantidade de leite produzidos pela mãe pode sofrer interferências de fatores externos , como desnutrição , uso de medicamentos , estresse etc ...
Sendo o leite materno um alimento produzido pelo organismo da mãe , sua exposição a substâncias tóxicas ou fármacos , pode resultar na intoxicação indireta do bebê , através do leite.
TRANSFERÊNCIA DE FÁRMACOS PARA O LEITE
A transferência do fármaco para o leite depende da absorção , metabolismo , distribuição e eliminação do fármaco pela mãe.Uma vez presente na corrente sanguínea materna , ele precisa atravessar o endotélio capilar , o espaço extracelular e a membrana alveolar da mama ,antes de atingir o leite, portanto , apenas pequena quantidade de fármaco passo para o leite . O problema é que a imaturidade do aperelho digestório do neonato permite a absorção de quase todas as substâncias , somada a imaturidade de seu aparelho hepático e renal, que não transformam e excretam os fármacos de modo adequado , resulta no