Anti ferrugem
Preparação de haletos de hidrogênio
Ácido fosfórico reage com haletos para formar o gás haleto de hidrogênio correspondente (fumos vaporosos são observados quando do aquecimento da mistura de reação). Esta é uma prática comum para a preparação laboratorial de haletos de hidrogênio.
NaCl(s) + H3PO4(l) → NaH2PO4(s) + HCl(g) NaBr(s) + H3PO4(l) → NaH2PO4(s) + HBr(g) NaI(s) + H3PO4(l) → NaH2PO4(s) + HI(g)
[editar]Remoção de ferrugem
O ácido fosfórico pode ser usado por aplicação direta a ferro enferrujado, ferramentas de aço, ou superfícies de maneira a converter óxido de ferro (III) (a popular ferrugem) em um composto fosfato solúvel em água. É normalmente disponível como um líquido esverdeado, disponível para imersão (banho ácido), mas é geralmente mais usado como um componente de um gel, comumente chamado em inglês de naval jelly (geléia naval). Como um gel espesso, pode ser aplicado em superfícies inclinadas, verticais, ou "sobre a cabeça". Algumas vezes vendido com outros nomes, tais como "removedor de ferrugem" ou "rust killer" (em inglês, "matador de ferrugem").
Cuidados devem ser tomados para evitar queimaduras pelo seu caráter corrosivo ácido à pele e especialmente aos olhos, mas os resíduos são facilmente diluídos com água. Quando suficientemente diluídos, pode ser nutritivo à vida vegetal, contendo os nutrientes essenciais fósforo e ferro. Não deve ser diretamente derramado na água de superfície tal como ralos ou em drenos, entretanto.
Após tratamento, o óxido de ferro castanho-avermelhado será convertido ao revestimento de composto fosfato de ferro preto que pode ser removido por atrito. Por esta razão, nos processos de decapagem com ácidos clorídrico ou sulfúrico é evitada pela tratamento das peças decapadas com ácido fosfórico diluído.
Tanque de fosfatização