lubtificantes

4141 palavras 17 páginas
Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho”
UNESP
Faculdade de Engenharia de Bauru
Departamento de Engenharia Mecânica

MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Óleos Lubrificantes Automotivos

Grupo:

RA:

Michael Araujo Camara

711292

Breno Roberto Peres

711616

Rafael Zagatto Christianini

711721

Professor: Prof. Dr. João Cândido Fernandes

Bauru, setembro de 2010

1. Introdução
Os óleos lubrificantes foram introduzidos nos motores a combustão interna e nos sistemas de transmissão visando principalmente diminuir o atrito, que pode provocar a quebra do componente, através da formação de uma película que impede o contato direto entre as peças metálicas em movimento.
Além da lubrificação das superfícies metálicas, os lubrificantes também possuem características e funções tais como:
Refrigerar – O lubrificante representa um meio de transferência de calor,
"roubando" calor gerado por contato entre superfícies em movimento relativo.
Nos motores de combustão interna, o calor é transferido para o óleo através de contatos com vários componentes, e então, para o sistema de arrefecimento de óleo. Limpar e manter limpo - Em motores de combustão interna especialmente, uma das principais funções do lubrificante é retirar as partículas resultantes do processo de combustão e manter estas partículas em suspensão no óleo, evitando que se depositem no fundo do cárter e provoquem incrustações.
Proteger contra a corrosão - A corrosão e o desgaste podem resultar na remoção de metais do motor, por isso a importância dos aditivos anti-corrosivo e anti-desgaste. Vedação da câmara de combustão - O lubrificante ao mesmo tempo que lubrifica e refrigera, também age como agente de vedação, impedindo a saída de lubrificante e a entrada de contaminantes externos ao compartimento.
Somando a essas funções, os lubrificantes também auxiliam nas partidas em baixas temperaturas dos motores, amortece choques e impactos, auxiliam

Relacionados