Anteprojeto
Eli Cleide Silva Santos ²
RESUMO
Mediante aos altos índices de chuvas em determinadas épocas do ano, a construções de casas em locais de alto risco e a instabilidade do solo em determinadas regiões, se torna cada vez mais importante o estudo de métodos eficientes de estabilidade dos terrenos, a fim de garantir e manter a segurança e integridade física das pessoas. Sendo assim, o presente trabalho aborda a utilização dos vegetais na estabilização do solo mediante aos esforços solicitados em regiões irregulares tais como taludes e encostas.
Palavras Chaves: Taludes. Encostas. Estabilização. Vegetação. Segurança.
1INTRODUÇÃO
A alta taxa de crescimento populacional frente a falta de planejamento urbano têm gerado uma serie de problemática nos dias atuais. O crescimento urbano, a industrialização, o êxodo rural, tem impulsionado o surgimento de grandes aglomerados populacionais em locais inapropriados para habitação. A falta de recursos, infraestrutura de moradia e desconhecimento, leva muitas pessoas a construir suas casas em “barrancos” e sem nenhum tipo de estrutura adequada, esse tipo de construção oferece um alto risco às pessoas que se encontram nessa localidade.
É comum ouvir falar em desabamentos e deslizamentos de terras, principalmente em épocas chuvosas, então todo tipo de construção que envolve corte e são localizadas em encostas e superfícies inclinadas merecem um tipo de atenção especial, com relação a drenagem da água, o entorno da obra, a resistência do solo e sua estabilidade.
Denise Gerscovich (20012) define talude como qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Ele pode ser natural, também denominado encosta, ou construído pelo homem, como, por exemplo, os aterros e cortes.
As construções de uma forma geral, geram um alto volume de resíduos todavia, como têm sido cada vez tem sido maior a preocupação deste e outros setores, com o meio ambiente, ocorre o