Anteprojeto
Em um mercado cada vez mais competitivo é necessário que as empresas sejam extre-mamente organizadas, para que elas possam fornecer seus produtos de forma eficiente e com baixos custos. Para facilitar essa organização existem duas ferramentas administra-tivas: o Redesenho de Processos e a Reestruturação Organizacional.
Para a realização desse projeto, é necessária uma análise prévia de todos os processos da empresa, para que todos os pontos desnecessários ou insatisfatórios sejam detectados.
O redesenho de processos é muito útil para facilitar o fluxo de informações, detectar funcionários que estejam realizando trabalho desnecessário, ou até mesmo funcionários que estejam com tempo ocioso.
Já a Reestruturação Organizacional tem um foco diferente do Redesenho de processos. Enquanto este se preocupa com todos os processos da empresa, aquele se preocupa, principalmente, com a organização dos funcionários da mesma, ou seja, com os cargos e hierarquias.
Para realizar o projeto de Reestruturação Organizacional é necessária uma profunda análise de todas as atuais funções da empresa, detectando quais são as funções que exis-tem, mas que precisam ser alterados e também as que não existem, mas que precisam ser criadas. Depois de realizada essa análise é importante que se redija um documento para cada cargo detalhando: funções, responsabilidades, grau de hierarquia, funcionários subordinados e finalmente o nome do cargo.
Assim, a implementação de um processo de modelagem organizacional tem como pro-duto o novo Modelo Organizacional, que consiste na representação da estrutura, ativi-dades, processos, informações, recursos, pessoal, comportamento, objetivos e restrições, a fim de ajudar a compreender as complexas interações entre organizações e pessoas.
1.1 – JUSTIFICATIVA
A implementação de um projeto de reestruturação é viável, uma vez que, leva a organi-zação a mudar de estratégia. Disso se conclui que se exigem diferentes