Ansiedade Apresenta O Pp
• A ansiedade apresenta-se como uma reação emocional normal a certas situações da vida. Em sua manifestação patológica é um dos sintomas mais freqüentes nos consultórios médicos, sendo ainda subdiagnósticada.
• A patologia é definida a partir do momento em que o sofrimento provocado pela ansiedade trouxer prejuízo à pessoa em função dos comportamentos de fuga e esquiva de situações importantes da vida acadêmica, social e profissional do indivíduo.
• Do ponto de vista biológico, a ansiedade é um estado do funcionamento cerebral que está ligada a contextos ambientais, relacionados a eventos reforçadores (ou eliciadores) ou de dicas associadas a esses eventos.
• Diferentes vias de neurotransmissão fazem parte dos mecanismos de mediação da ansiedade neste sistema, em especial, os sistemas gabaérgico e serotoninérgico assim como os dopamínicos, neuropeptidícos, entre outros.
• Como vivência universal, a ansiedade é um estado emocional humano e como tal é listada entre estes estados, assim como o amor, o ódio, a raiva, a alegria, a vergonha e a culpa (BERNIK, 1999). Ela é composta por fatores emocionais/comportamentais e fisiológicos.
• Nas últimas décadas ocorreu um progresso significativo no conhecimento da estrutura dos sistemas neurais relacionados com os estados de ansiedade. Pesquisas pré-clínicas demonstraram que os estados de ansiedade teriam relação com os mecanismos de defesa dos animais diante de estímulos ameaçadores ou em situações de perigo.
Estes comportamentos de defesa envolvem dois sistemas cerebrais que estariam envolvidos na ansiedade: o Sistema Cerebral de Defesa (SCD) e o
Sistema de Inibição Comportamental (SIC).
• Será configurado um transtorno da ansiedade, o transtorno mental no qual a ansiedade diretamente observada ou expressa é a principal manifestação sintomatológica. Os transtornos da ansiedade tem quatro componentes sintomáticos presentes: As manifestações cognitivas, as manifestações somáticas, as manifestações