Hábitos que ameaçam sua carreira
Este tipo de profissional mostra ser auto-confiante, individualista, ambicioso, ansioso e sonhador.
Busca constantemente gratificação imediata, reconhecimento e aprovação social “aplausos”. Dá indícios que as origens dessa compulsão originam-se de pais famosos e bem sucedidos, sentimento de competição, narcisismo, pressão do ambiente ou questão cultural.
Apresenta um comportamento, de “crescer os olhos” diante de projetos importantes, costuma agir de maneira impulsiva, não se prende muito as regras do jogo e literalmente vai direto ao seu objetivo: crescer rapidamente na empresa.
Para administrar uma estrela no seu time (grupo ou equipe) são necessários intervenções como: exposições das necessidades da empresa, novos aprendizados sobre plano de carreira (experiências e sabedorias conquistadas). Deixar claro que o desenvolvimento da carreira é algo que evolui em longo prazo.
8-PREOCUPADO-PESSIMISTA
Iremos identificar o profissional que apresenta o medo, o pessimismo e a insegurança em suas atividades como “carro chefe” em suas atitudes, denominado o PP (preocupado-pessimista). Apresenta dois comportamentos ameaçadores: o pessimismo em sua visão de mundo e as conseqüências do não mudar, ou seja, sempre pensa contra as mudanças. A ansiedade e a preocupação excessivas abalam as suas decisões, como também de todos os profissionais. Exemplo: Se alguém apresenta um novo produto ou serviço, além de gerar uma mudança na estrutura da empresa, o PP irá questionar “E se não funcionar? - Isso não vai dar certo”. Este processo tem o nome de ansiedade livre-flutuante, pois a idéia do preocupado-pessimista, é que os demais serão contaminados pela sua ansiedade e sua preocupação, sentindo desconfortos em continuar as suas atividades.
A origem do Preocupado-Pessimista apresenta duas suposições: A primeira chamada “zona de conforto”, são profissionais que são materialistas, evitam correr riscos que impliquem em perda de status, posição de