Anotações sobre a república
2) Céfalo tem suma própria definição – Não ludibriar ninguém nem mentir, mesmo involuntariamente, nem ficar a dever, sejam sacrifícios aos deuses, sejam dinheiro a um homem, e depois partir para o além sem temer nada logo
Sócrates simplifica dizendo (...) dizer a verdade e restituir aquilo que se tomou.
3) Sócrates propõe uma serie de argumentos que inutilizam esta conceituação a ponto que Céfalo não consegue responde-lo e passa para o seu filho o
Polemarco (Parte em que cita as armas)
4) Polemarco tenta defender seu pai mais é inútil, logo defini justiça como auxiliar os amigos e prejudicar os inimigos. Logo Sócrates demonstra que a justiça é praticada porque a pessoa é justa e não em vistas á quem ela é direcionada, ai conclui-se que só se pratica justiça quando auxiliamos um amigo. 5) Trasímaco coloca Sócrates contra a parede afirmando que ele só sabe questionar e define que justiça o qual afirma é a conveniência do mais forte.
Sócrates ridiculariza o discurso de Trasímaco o tornando irritado ai mudou sua concepção de justiça como sendo a conveniência do governante, pois ele faz as leis como lhe apraz (Argumento falacioso segundo Sócrates).
*Um bom governante faz as leis com vistas á conveniência dos cidadãos e não de si.
6) Trasímaco tenta demonstrar que injusto é ser prudente e justo ingenuidade ,
Sócrates contrapõe que justiça só trazer satisfação e felicidade enquanto injustiça só traz desgraça e desventura assim injustiça jamais será mais vantajosa do que justiça.
7) Glaucon também contrapõe
Sócrates propondo a existência