anotações de enfermagem
É um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo.
Doação de Sangue
São realizados os testes hemoterápicos, que são divididos em três etapas de triagem:
Triagem hematológica - teste hematócrito (anemia); aferir PA, P e T; verificação do peso e da altura;
Triagem clínica - entrevista, são disponibilizadas ao candidato informações detalhadas sobre a doação, sua segurança e a possibilidade para que o doador se autoexclua do processo em qualquer etapa seja qual for a razão;
Triagem laboratorial - classificação sanguínea , e detecção de doenças transmissíveis.
Doação de Sangue Enfermagem
Triagem hematológica – verificação do peso; altura; aferição dos SV; coleta sanguínea e realização do teste hematócrito;
Triagem clínica – entrevista; orientações ao paciente(não utilizar bebidas alcóolicas por 6 hs, não fumar durante a primeira hora, evitar exercícios físicos(braço da punção), comunicar qualquer anormalidade à instituição; esclarecimento sobre o direito de auto-exclusão; e observação do paciente.
Doação de Sangue
Legislação:
Regulamenta o § 4º do art. 199 da Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados, estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades, e dá outras providências.
Torna obrigatório o cadastramento dos doadores de sangue, e a realização de vários exames laboratoriais do sangue a ser coletado, com o propósito de detectar, tratar e evitar à propagação de doenças.
O que é?
É a transferência de sangue ou de um hemocomponente de um indivíduo (doador) a outro (receptor).
As transfusões são realizadas para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, para restaurar o volume sanguíneo do organismo, para melhorar a imunidade ou para corrigir distúrbios da coagulação.