ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM
FUNDAMENTOS I
ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM
Aracaju
2013
ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM
Trabalho apresentado ao curso Técnico de Enfermagem, turma: 3C, sob orientação do Prof.ª Sandra Silveira, como um dos pré-requisitos para obtenção de aprovação da disciplina Fundamentos I.
Aracaju
2013
RESUMO
Para o cuidado zeloso, autêntico, é preciso compreender aquele que será cuidado. Isso requer um perscrutar atento do cuidador sobre a experiência existencial do ser que precisa do cuidado. Exige, sobretudo, saber perguntar e refletir sobre o que foi revelado. Acreditando nos fundamentos da fenomenologia, as autoras vêm buscando construir uma metodologia para a arte de cuidar em enfermagem. Inspiradas nessa visão procuram desenvolver habilidades de um pensar e de um fazer fenomenológico para ser-com-o-outro num modo autêntico de solicitude. Neste trabalho, são apresentadas reflexões sobre a compreensão do ser-paciente e sobre uma metodologia do cuidado, para que respaldem o (a) enfermeiro (a) em seu cotidiano.
PALAVRAS CHAVES: Cuidados de enfermagem; Metodologia; Relações enfermeiro-paciente;
1- INDTRODUÇÃO
O cuidar do ser, o cuidado da pessoa que se encontra em situação de doença, revela, originalmente, o sentido da própria existência da enfermagem. É pelo cuidado que se faz a esse ser-paciente que a enfermagem se projeta e se mantém como profissão. É pelo cuidar que a profissão expressa e manifesta o seu corpo de conhecimentos, de habilidades e de atitudes. É pelo cuidar que a enfermagem cria e recria a própria cultura do cuidar, que é, na sua essência, ética.
O cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro. (Waldow VR)
Esse autor, com fundamento no pensamento de Martin Heidegger, diz que o