Anos 60
Os anos 60 foram marcados por grandes inovações e novidades no campo da música. Grandes sucessos surgiram nesta época de revolução, como:
-Rolling Stones
-The Yardbirds
-The Byrds
-The Animals
-Bob Dylan
-The Doors
-Jimi Hendrix
-The Who
-Janis Joplin
-Led Zeppelin
Mas um dos maiores sucessos da época e que influenciaram a história da música mundial a partir de então foram os Beatles.
Arte:
Estilos artísticos encontrados em Portugal na década de 60:
· Neoclassicismo
· Romantismo - Neogótico, Estilo neomanuelino, Neo-árabe
· Naturalismo
· Arquitetura do ferro
· Arte nova e Art déco
· Modernismo e Arte do Estado Novo.
Pintura O Nouveau Réalisme e a Pop Art seriam assimilados pela Nova Figuração, configurando uma pulsão narrativa e crítica da realidade política. Os seus desenvolvimentos integraram linguagens gráficas e novos materiais industriais, todavia o contexto sociocultural português era ainda o de uma pré-modernidade, o que limitava o fascínio pelos novos códigos do consumo e dirigia a atenção de artistas para a própria condição existencial. Por seu lado, a Op Art e a pintura sistémica, desenvolveram pesquisas sobre a percepção ou a objectualidade do motivo e deram continuidade ao movimento moderno, que a história de arte portuguesa conhecera de forma episódica. A modernidade, quase sempre longínqua, no momento em que conhecia o fim da relação entre vanguarda e emancipação generalizavam-se nas práticas artísticas portuguesas.
Literatura A produção literária portuguesa não está muito longe das correntes vanguardistas e surrealistas que corriam la por fora. O novea roman, que pretere a intriga em prol das descrições de objetos, reflexões filosóficas e divagações de estados de alma, chega pela mão de Arthur Portela Filho, Alfredo Margarido e Almeida Faria. No panorama poético, a poesia experimental, vanguardista e surrealista, surge nas