Robbins- comunicação comportamento organizacional
A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização e podemos partir do principio de que praticamente toda interação de comunicação que ocorre dentro de um grupo ou organização exerce uma ou mais dessas quatro funções, que são: controle, motivação, expressão emocional e informação.
Nenhuma dessas quatro funções deve ser vista como mais importante que as outras. Para que os grupos tenham um bom desempenho, eles precisam ter algum tipo de controle sobre seus membros, estimulá-los ao esforço (motivação), oferecer os meios para sua expressão emocional e base para a tomada de decisões (informação).
O processo de comunicação segue uma linha que vai de uma fonte (o emissor) para um receptor. A mensagem que o emissor pretende transmitir é codificada (convertida em formato simbólico) e transmitida através de uma mídia (canal) até o receptor, que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor. Esse processo é composto de sete partes: a fonte da comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o ruído e o feedback (ou retroalimentação). O canal ou meio pelo qual a mensagem codificada ira fluir é selecionado pelo emissor. Existem os canais formais, que transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho e os canais informais, que carregam mensagens pessoais ou sociais.
Durante o processo de se transmitir a mensagem, podem ocorrer os chamados ruídos, que distorcem a clareza da mensagem, comuns quando há excesso de informações, dificuldades semânticas ou diferenças sociais, por exemplo. O elo final do processo de comunicação é o