anormalidades
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CECH
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - DPS
Disciplina: Psicologia Geral I Turma: A1 Período: 2010/1
Professor: Dr. Rogério Henriques
RELATÓRIO DO SEMINÁRIO
“ALTERAÇÕES DA CONSCIÊNCIA”
Josefa Gardênia
Luis Eduardo Pina
Ylguém Dória Costa
São Cristóvão – SE
Junho 2010
A CONSCIÊNCIA E AS SUAS ALTERAÇÕES
1. DEFINIÇÕES
A palavra consciência deriva dos termos latinos: cun (com) e scio (conhecer). Segundo Dalgalarrondo (2000, p.63) o referido termo refere-se á idéia de conhecimento compartilhado com o outro ou consigo mesmo.
Mediante tal idéia, pode-se atribuir outras definições para o termo em questão:
NEUROPSICOLÓGICA: Refere-se ao sentido de estado vigil. Ou seja, o estado de estar desperto, acordado e lúcido;
PSICOLÓGICA: Refere-se à capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos;
ÉTICO-FILOSÓFICO: Diz respeito à capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades a essa ética.
2. ESTADOS DE CONSCIÊNCIA
BASTOS (2000, p.93) define o estado de consciência como: “[...] o todo momentâneo das atividades mentais ou o conjunto dos rendimentos psíquicos num dado instante.”
O referido autor destaca que como o estado de consciência “engloba todas as funções psíquicas, nenhum sintoma psicopatológico tem valor em si mesmo na decorrência de uma redução da consciência.” (op. cit)
3. O SISTEMA ATIVADOR RETICULAR ASCENDENTE – SARA
BASTOS (idem) afirma que o estado de vigília ocorre quando há uma estimulação constante do córtex cerebral através dos impulsos sensoriais aferentes pelo SARA.
SARA – Sistema Ativador Reticular Ascendente
O sistema SARA tem origem na formação reticular do cérebro que é constituída por uma densa rede de neurônios que se encontram na zona ventral média do bulbo e do mesencéfalo. Eletrofisiologicamente