Normalidade E Anormalidade
A importância de saber sobre os critérios de normalidades e anormalidades é para que o profissional psicólogo saiba a diferenciar o que é normal, anormal não patológico e anormal patológico.
Normal vem do grego Normalis que significa norma/regras, sendo assim normal é tudo o que segue uma norma/regra. Normalidade é a ausência de patologias, é o indivíduo que simplesmente não é portador de um transtorno mental definido, ser Normal também é estabelecido como base ou medida para a realização de alguma coisa normal. Todos os seres humanos têm uma característica chamada normatividade que é a capacidade de estabelecer sua própria norma de vida.
Ser doente não significa ser anormal, pois curar a doença está relacionado a normatividade, ou seja, curando a doença o indivíduo estabelece novas normas de vida reconquistando a estabilidade das normas anteriores. Por exemplo a gripe, o indivíduo cuidando da gripe mostra que ele é um ser normal pois tem noção da sua doença.
O anormal é tudo que desvia de um tipo especifico que foge do padrão sendo assim o oposto de normalidade. A anormalidade não é necessariamente uma doença mas pode vim ser caso o indivíduo não consiga viver normal com a anomalia, se há sofrimento e sentimentos de vida contrariada ou restrição do próprio indivíduo, um exemplo é a polidactilia é uma anomalia em que o indivíduo nasce com 6 ou mais dedos nas mãos e/ou nos pés, neste caso o indivíduo pode viver normalmente, e se relacionar com outras pessoas, o indivíduo consegue ser normal com essa condição e assim ela torna-se uma anomalia não patológica. No caso de bebê anencéfalo é uma anomalia que a criança nasce sem o cérebro e essa anomalia trás o impedimento a vida tornando-se portanto a dimensão de patologia, entendendo assim que nem toda anomalia é necessariamente patológica.
Referecias
EVELLYN, Alyne Sobre o Normal, Anormal,