Visão e suas anormalidades
Na visão normal, a imagem é captada e a focalização acontece no centro da retina (que fica no fundo do olho). Os erros de refração são alterações que ocorrem no momento dessa focalização da imagem, ou seja, essa imagem é captada de maneira irregular sendo focalizada antes, depois ou em ângulos diferentes da retina.
Os erros refrativos acontecem por causa do tamanho e formato do olho (córnea, cristalino, comprimento ântero-posterior), e com isso, a imagem que incide na retina é deformada, causando falta da nitidez visual.
O principal sintoma é o embaçamento na visão ou distorção das imagens, mas também pode acontecer dores ocular e de cabeça ou lacrimejamento.
Tipos de anormalidades do olho
As propriedades de focalização do olho são frequentemente imperfeitas, causando a visão de perto (miopia), a visão de longe (hipermetropia), a vista cansada (presbiopia) e a focalização desigual em diferentes planos (astigmatismo). Outras anormalidades incluem a catarata, a opacidade da córnea, a inflamação da conjuntiva (conjuntivite) e o hordéolo.
A miopia resulta de uma grande e anormal distância entre a córnea e a lente, ou a lente e a retina ou, também, de uma poderosa lente e é a condição na qual a imagem de um objeto distante (a mais de 6,036 m, em cuja distância os raios luminosos que entram no olho são quase paralelos) é focalizada na retina. Na visão míope, a córnea (camada externa que reveste anteriormente o olho) é muito curva ou o olho é muito comprido no sentido ântero-posterior, fazendo com que a imagem captada focalize-se antes da retina, provocando distorção das imagens distantes, ou seja, as pessoas míopes enxergam bem de perto, mas a visão para longe é ruim. Indivíduos míopes não podem ver objetos distantes claramente sem a ajuda de óculos. Com o uso de lentes côncavas de aumento apropriado, a posição da imagem é movida do seu ponto posterior, para a focalização da retina.
A hipermetropia (visão remota) é a condição oposta, resultante de uma curta e