Teoria Geral Administrativa
O Conceito de Processo de Adaptações das Organizações Após revisão dos numerosos ‘modelos de processo’ que têm sido propostos na literatura de administração estratégica indica que o termo ‘processo’ vem sendo usado sob diferentes perspectivas. A primeira sugestão para o estudo do processo estratégico é reduzir a confusão da literatura, para os autores Van De Vem e Aldrich três significados são frequentemente utilizados.
a) Lógica da relação casual entre variáveis dependentes e independentes;
b) Categoria de conceitos ou variáveis que se referem a ações individuais ou organizacionais; e
c) Seqüência de eventos que descreve como as coisas mudam ao longo do tempo.
O modelo input-processo-output, a primeira definição – Processo lógico busca esclarecer a relação casual entre as entradas e os resultados. No entanto, para alguns estudiosos este processo parece ser restritivo e irrealista no que tange a ordem e a seqüência em que os eventos ocorreram na organização.
A segunda definição, é a mais utilizada de processo, e, está relacionada a (conceitos de ações individuais e/ou organizacionais), tais como: freqüência de comunicação, o fluxo de trabalho, as técnicas de tomada de decisão concernentes a formulação de estratégia, implementação e constituição de organizações.
A terceira e última definição do processo ressalta-se a seqüência dos eventos e/ou atividades que descrevem como as coisas mudam no tempo ou representam um padrão de transição cógnita em relação a uma entidade.
Teorias do Desenvolvimento e do Processo de Mudança Estratégica
Vários estudiosos realizaram uma revisão das teorias avaliáveis para explicar o processo de desenvolvimento definido em relação à seqüência de mudanças nos eventos que revelam a duração das entidades existentes – de formulação, implementação, crescimento, adaptação e conclusão.
Foram Identificadas vinte diferentes teorias do desenvolvimento e da mudança e as