ANOMIA - EMILE DURKHEIM
Na última semana na cidade de São Paulo, houve a marcha para família, movimento que pede intervenção militar no país em meio às comemorações de 50 anos do golpe.
A marcha tem como objetivo resgatar valores sociais e morais que segundo os manifestantes estão sendo perdidos pela sociedade, através da intervenção da força militar, no ano em que se completam cinquenta anos da intervenção militar no país, em que deu inicio a ditadura no Brasil nos anos setenta.
Essa ação pode ser analisando partindo dos estudos de Emile Durkheim sobre anomia, que resumidamente seria a falta de lei ou normas na sociedade, dizia que quanto mais a sociedade se dividia no trabalho, mais de lado ficaria o lado coletivo dela e com isso as normas sociais deixariam de existir, porque as pessoas perderiam a noção de conjunto de sociedade, ou seja, voltando cada vez mais para si próprias, esquecendo-se da solidariedade que a sociedade necessita.
O conceito e a visão de anomia de Emile Durkheim estão bem visíveis na sociedade atual, a sociedade está cada vez mais egoísta e antiética, pouco se preocupando com o bem estar do próximo.
A marcha para família, tem como maior luta, os valores sociais e morais, que segundo os organizadores da manifestação estão se perdendo, citam o uso de drogas, várias tipos de tragédias familiares como os maiores motivos para a perca desses valores, e acreditam que com a volta da intervenção militar no governo esses valores sejam resgatados.
Uma manifestação, que pode ser refletida de como a situação mudou desde o golpe militar no passado, hoje naturalmente a sociedade contemporânea está mais egoísta, fugindo da moral, basta ligar ou ler os noticiários diariamente, índoles e condutas que não são as mesmas de anos atrás, não que deveriam continuar, já que no passado há várias situações que não são boas como as de hoje. Atualmente há uma grande liberdade de expressão que tempos atrás não