Conceito
Significado de Anomia1
s.f. Que não possui norma; desprovido de lei(s); sem regra(s); anarquia ou desorganização.
Teologia. Ação de desobedecer os preceitos divinos.
Medicina. Incapacidade de dar nomes aos objetos, ainda que o(s) paciente(s) os reconheça.
P.ext. Estado da sociedade definida pela falta de regras que regem o comportamento de um indivíduo e garantem a ordem social.
Sociologia. Desenvolvimento ou condição da sociedade cujos modelos de conduta, ou de crença, não são reconhecidos, dificultando, por isso, a adequação do indivíduo diante de circunstâncias comportamentais e éticas com as quais se depara.
Psicologia. Falta de organização que dá origem a um comportamento individual desregrado e separado de um modelo do grupo social.
(Etm. do grego: anomia)
A Teoria da Anomia trata-se da ausência de reconhecimento da lei, da norma, por parte do agente ocasionando então o delito, o crime. Émile Durkheim foi a primeira pessoa a nominar esse fenômeno de anomia.
A teoria consiste no fato de o individuo estar em estado de anomia quando não há coesão na sociedade em que vive e ele passa a praticar atos para que de alguma forma possa vir a alcançar a sociedade, atos esses fora do escopo do aceitável pela sociedade, ou seja, o crime, que não é aceito e já possui penas impostas pela sociedade, portanto, ao cometer o delito para conseguir se conectar com a sociedade, o agente se afasta mais ainda ao infringir fatos já condenados pelo seu grupo. E esse círculo vicioso não terá fim, e por isso a anomia é considerada normal na sociedade.
1.1 – Émile Durkheim e a Teoria da Anomia
O termo anomia foi utilizado pela primeira vez pelo sociólogo francês Emile Durkheim em seu livro A Divisão do Trabalho Social e logo após no livro “Suicídio”. Utilizando palavra duas palavras gregas para formar uma: anomos (a – sem, e nomos – lei; portanto, sem lei, ausência de lei) para explicar o comportamento sem lei e fora do contexto social do grupo que algun ou