Anomalias
O processo de transmissão das características de uma geração à outra é denominada como
Hereditariedade. A ciência que estuda a hereditariedade é denominada como Genética. A hereditariedade ocorre quando o óvulo se une ao espermatozoide originando um novo ser. Durante esse processo, as informações contidas no material genético dos pais são transmitidas aos filhos. Nos seres humanos, a molécula chamada DNA( ácido desoxirribonucleico) é o material genético
A maior parte das moléculas de DNA encontra-se no interior do núcleo das células.O DNA é uma molécula formada por duas fitas que encontramse ligadas. Essas fitas contêm as informações genéticas hereditárias.
Para que as informações contidas no DNA sejam processadas, é necessário que elas sejam levadas do núcleo ao citoplasma.Isso é realizado pelas moléculas de RNA (ácido ribonucleico).
CROMOSSOMOS
No interior do núcleo das células, o DNA associa-se a proteínas, formando estruturas denominadas cromossomos. A quantidade de cromossomos é um dos fatores que serve para caracterizar uma espécie. Nos seres humanos, por exemplo, todas as células, com exceção dos gametas, contêm 46 cromossomos.
O óvulo e o espermatozoide contêm 23 cromossomos cada um. Ao ocorrer a fertilização do óvulo, os cromossomos dos gametas formam uma célula-ovo com 46 cromossomos
As informações genéticas estão contidas em segmentos das fitas de DNA denominados genes. O conjunto dos genes de um organismo forma o seu genótipo.
O genótipo interage com o meio interno do corpo, e também com o meio externo em que o organismo vive, resultando em características que podem ser observadas, como a cor da pele e dos cabelos, a altura, a cor dos olhos, o formato do nariz, além do tipo sanguíneo. As informações observadas nos seres humanos formam o seu fenótipo.
CARIÓTIPO
O conjunto de cromossomos de uma espécie forma o chamado Cariótipo.
O fenótipo de uma pessoa é o resultado