ANOMALIAS DENTÁRIAS
Disciplina: Histofisiologia Buco-Maxilo-Facial
Curso: Odontologia
Março de 2015.
ANOMALIAS DENTÁRIAS
CONCEITO: São distúrbios no desenvolvimento ou crescimento das estruturas dentárias, tendo como resultado final, um dente diferente do normal. Essas alterações podem estar relacionadas com a forma, tamanho, número, posição, constituição e/ou função dos dentes.
SINONÍMIA: Malformações, Disgenêsia e Distúrbios de Desenvolvimento, sendo este último um termo mais genérico onde as alterações podem envolver outros tecidos, como o ósseo (Ex. Tóros mandibular) ou em tecidos moles (Ex. Fissuras labiais).
Alterações dos dentes por fatores ambientais
As alterações dentárias causadas por fatores ambientais dividem-se em causas locais (infecção, trauma, radioterapia, idiopáticas) e gerais (distúrbios sistêmicos e/ou determinadas geneticamente).
Amelogênese imperfeita
·.
Compreende um grupo complexo de condições hereditárias que demonstram alterações de desenvolvimento na estrutura do esmalte dentário em ambas as dentições, decídua e permanente sem qualquer associação com outros defeitos, caracterizada por uma heterogeneidade clínica e genética. O esmalte é afetado com alta variabilidade desde a deficiência na formação até os defeitos no conteúdo mineral e proteico.
Conforme o grau de severidade da afetação do esmalte, várias são as opções de tratamentos como, múltiplas extrações dentárias, restaurações estéticas, confecção de coroas de aço pré-formadas ou de resina composta, próteses removíveis ou fixas, sendo sempre necessária uma boa motivação para a higiene oral para que se verifique sucesso do tratamento.
Dentinogênese imperfeita (Formação de dentina defeituosa com dentes opalescente hereditária, na ausência de doença sistêmica).
A dentinogénese é um processo altamente controlado que resulta na transformação paulatina de um tecido não mineralizado numa matriz mineralizada. Interferências na fase de mineralização podem