Conselhos populares de participação politica
Grupo:
Professor:
Tema 1- Conselhos populares de participação politica Tema 2- Reforma politica Tema 3- Democratização dos meios de comunicação
Conselhos populares de participação politica poder exercer funções:
Consultivas: devem opinar e propor sobre assuntos relativos ao tema em que trabalham: saúde, educação etc.
Fiscalizadoras: acompanham a aplicação dos recursos para que não haja desvios ou má aplicação.
Deliberativas: representam a possibilidade da população participar mais efetivamente das discussões e decisões sobre as políticas, dentro dos limites estabelecidos por lei.
A participação nos conselhos pode ser, ou não, voluntária e qualquer pessoa pode participar das reuniões acompanhando, opinando e discutindo os temas em pauta, porém, para ter direito a voto nas deliberações internas dos conselhos é necessário passar por um processo de escolha ou delegação para se tornar conselheiro.
Reforma Politica
No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais (EC) da legislação eleitoral, com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo seus defensores, maior correspondência entre a vontade do eleitor ao votar e o resultado final das urnas.
Os impostos merecem boa administração. Bons políticos não vêm do nada. Para que existam bons políticos para administrar o país, toda a sociedade precisa colaborar para que eles possam nascer e terem sucesso. É preciso um sistema eleitoral moderno para melhorar a qualidade da política. Os políticos "tradicionais" tem horror à reforma política, porque ela pode mudar a situação atual onde eles usam e manipulam o eleitor e são pouco cobrados! Este trabalho sugere soluções para alteração da legislação eleitoral em favor dos cidadãos.
A Democratização da Comunicação
Refere-se à ampliação de direitos de comunicação.
Direitos de comunicação envolvem liberdade de opinião e expressão, governança