Ano eleitoral e os dois mandatos lula
Formação Econômica do Brasil
ANO ELEITORAL E OS DOIS MANDATOS LULA
Belo Horizonte
Junho de 2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 02
2. REALIZAÇÕES DO GOVERNO LULA EM 8 ANOS 03
4. CONCLUSÃO 06
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentará de forma sucinta o balanço dos dois mandatos do Governo Lula no Brasil, com enfoque nas promessas de campanha, analisando de forma crítica o que foi realizado, de qual forma e o que ficou só na promessa.
2 – REALIZAÇÕES DO GOVERNO LULA EM 8 ANOS
“Lula é o primeiro líder de um partido de esquerda eleito presidente e, no cargo, o primeiro operário, o primeiro civil sem diploma universitário e o primeiro natural de Pernambuco a exercê-lo como titular.” Com este “currículo tão peculiar”, o ex-torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, foi aclamada por uma população em grande parte esperançosa e cansada da política implantada por FHC. Assumiu a Presidência da República em janeiro de 2003 e foi reeleito em 2006, pelo PT. O ano de 2010, representa o término de um ciclo de 8 anos de governo Lula. Ano eleitoral é época em que muito se promete e as críticas ao governo atual tornam-se constantes. De certo, em oito anos, muito foi prometido. Alguns setores estão realmente defasados, porém, outros aspectos estão se encaminhando e várias medidas foram tomadas. Em pronunciamento, o presidente reeleito Lula em 2006 esclarece: "Temos tudo, a partir de agora, para aumentar o emprego, melhorar a educação, a saúde e a segurança. Mas vamos fazer isso com grande responsabilidade na área fiscal e controle da inflação. Só assim vamos entrar, definitivamente, na rota do crescimento de longo prazo." (Lula em Pronunciamento à nação, 31/10/2006. VEJA)
O resultado positivo foi o controle da inflação, a estabilidade do câmbio, o aumento das exportações e, portanto, crescimento econômico. Em contrapartida, a promessa de redução da taxa básica de juros continua apenas como