Presidentes do Brasil
O governo do Sarney pode ser considerado como uma etapa de construção da base democrática que o país precisaria para eleger de forma legítima seu próximo presidente pelo voto direto e democrático. Foi nesse contexto de construção da base democrática que se pode compreender a Constituinte de forma que deu origem a Constituição de 1988, a chamada “Constituição Cidadã” devido a ampla participação da sociedade civil organizada de sua participação.
A Constituição de 1988 consagrou o estado brasileiro como um Estado brasileiro como um Estado democrático de Direito . Que garantia,também, que ninguém será submetido a tortura ou tratamento desumano. Garantindo alguns direitos aos trabalhadores.
Pode-se notar claramente que a Constituição foi um dos resultados imediatos da reação popular na busca de defesa do respeito ás normas democráticas que assolou, pela ditadura, as liberdades e direitos da sociedade, por isso, o motivo dela ser muito “generosa” em relação aos direitos individuais e coletivos.
No Plano econômico, o país sofria as conseqüências de uma incapacidade que beirava a irresponsabilidade administrativa. Em quatro anos de governo, Sarney lançou quatro planos econômicos – Plano Cruzado; plano Cruzado Dois; plano Bresser e Verão - , que não resolveram os problemas ou seja, não diminuíram a inflação nem corrigiu o déficit comercial do país e de geração de emprego e renda para a classe trabalhadora. O Plano Cruzado estabeleceu metas que nunca foram alcançadas plenamente provocando inicialmente uma sensação de controle inflacionário, devido a valorização artificial da moeda e o tabelamento de preços dos produtos de primeira necessidade, mas com o tempo mostrou-se ineficaz para solução dos problemas do país, tais como: dependência do capital externo, dívida externa, fundo monetário internacional, reduzido poder de compra do salário mínimo, reduzida a oferta de créditos e falta de investimento da infra-estrutura do Brasil. Más bem ou