ANNELIDA
Os anelídeos são um grupo de vermes que possuem o corpo alongado e segmentado. Apresentam praticamente todos os modos de alimentação.
ESTRUTURA E FUNÇÃO
Segmentação
O corpo de um anelídio é dividido em três regiões: O prostômio, que fica na região anterior e acomoda o cérebro e os órgãos sensoriais; o tronco, composto pelos vários segmentos do corpo; e o pigídio, estrutura diferenciada da região posterior que apresenta o ânus. Também há adjacente ao prostômio o peristômio, que é o segmento que contém a estrutura bucal. Os segmentos são originados a partir de uma zona de crescimento presente na larva de anelídios, a larva trocofora, e seu crescimento é dito teloblástico, que ocorre pela sucessiva adição de segmentos a partir da região posterior. Muitos órgãos são segmentares, ocorrem a cada segmento do corpo, porém alguns, como sistêma circulatório e digestivo, integram todo o corpo.
Parede do Corpo
É composta de uma cutícula fibrosa, que tem função de conter o volume do corpo e protegê-lo também; tecido conjuntivo dérmico e também musculatura derivada da parede do celoma. Apresentam cerdas projetadas a partir da epiderme, associadas no folículo epidérmico (que comporta a cerda) com células foliculares, que formam sua parede, e quetoblastos, que as secretam. Apresentam musculatura circular externa e longitudinal interna, também ocorrendo musculatura subepidérmica associada as cerdas.
Sistema Nervoso
O sistema nervoso consiste em um par de gânglios suprafaríngeos prostomiais, conectivos, e um par de gânglios subfaringeos peristomiais. A partir desse anel ganglionar, partem cordões nervosos que atravessam todo o corpo. A cada segmento, esses cordões apresentam gânglios que se ramificam e enervam o segmento. Apresentam axônios gigantes, que auxiliam na resposta rapida do sistema nervoso.
As estruturas sensoriais (mecano, quimeo e fotorreceptores) estão dispostas na região anterior, principalmente no postômio e no peristômio.
Celoma e Sistema Hemal
A