ANNELIDA E ECHINODERMATA
COORDENADORIA DE EXATAS
CURSO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
FILOS
ANNELIDA E ECHINODERMATA
Gustavo de Souza Soares
Trabalho apresentado à disciplina Biologia, Sob a orientação da Professora Lauricí
Recife
Fevereiro de 2009
Introdução
A diversidade de seres vivos variou ao longo do tempo geológico em nosso planeta. Entender essa variação e conhecer a biodiversidade atual sempre foi desafio para os cientistas.
Diversas propostas já surgiram procurando estabelecer uma ordem na enorme diversidade de organismos, classificando-os de acordo com suas semelhanças.
O ramo da Biologia que trata da descrição, da nomenclatura e da classificação dos seres vivos denomina-se taxonomia. Desta forma temos as espécies, que são agrupadas em um gênero, que por sua vez, agrupa-se em famílias, agrupadas em ordens, seguindo este mesmo princípio temos ainda os filos e os reinos.
Neste trabalho vamos abordar dois importantes filos da divisão dos animais: Os Anelídeos e Os Equinodermos, isto é, annelida e equinodermata respectivamente. Veremos que estes seres são mais comuns em cotidiano do que podemos imaginar. Conheceremos suas características, classificações ou subdivisões e representantes mais conhecidos. E por fim vamos entender sua real importância no ecossistema em que seres vivos estão habituados a viver. Então, vamos à viagem ao mundo animal.
Filo Annelida
Os anelídeos são animais que pertencem à linhagem dos celomados com metameria. Pode-se notar mesmo externamente a segmentação do corpo, formado por vários anéis, característica que deu nome ao filo.
Os representantes mais conhecidos do grupo são as minhocas (classe Oligochaeta; oligoquetos) e as sanguessugas (classe Hirudinea; hirudíneos), mas existe outro grupo com grande número de espécies muito