Annelida
Trabalho de zoologia dos invertebrados 2
Classe Hirudinea
Não possuem cerdas e sim ventosas.Habitam a água doce, mas existem algumas terrestres (habitando locais úmidos e quentes).Possuem de 2 a 6cm, algumas menores e outras atingindo 20cm como a Hirudo medicinalis, e a maior do grupo é a amazônica Haementeria ghilianii que chega a 30cm.
Antigamente, as sanguessugas eram utilizadas na medicina oriental, como, por exemplo, na medicina tradicional chinesa. Hoje em dia, nas intervenções cirúrgicas é necessária a utilização de anticoagulantes para estancar hemorragias, prevenindo assim a perda de sangue durante as operações. Ultimamente, os investigadores descobriram que, em vez de se utilizarem anticoagulantes artificiais, pode-se utilizar os anticoagulantes presentes na saliva da sanguessuga nas intervenções cirúrgicas. Alguns químicos presentes na complexa saliva deste anelídeo, podem ainda ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo de pessoas com problemas circulatórios. A terapia com sanguessugas ajuda em casos de:
Dores de cabeça e enxaqueca
Sinusite
Neuralgias
Hematomas (a forma clássica de usá-los)
Ulceras varicosas
Pressão alta
Asma e bronquite
Inflamações e furúnculos
Reumatismo, gota, artrite
Herpes-zoster
Doenças por fungos
Defesa imunológica enfraquecida
Doenças do fígado
Doenças do ouvido
Depressão
Problemas pós cirúrgicos
Problemas na menopausa
Classe Oligochaeta
Poucas cerdas por anel, não há parapódios nem cabeça diferenciada do corpo.O principal representante é a minhoca, sendo a mais conhecida Lumbricus terrestris que varia de 12 a 30cm, e as maiores podem chegar até 4m, como a Rhinodrilus priolli.
A minhoca ajuda o homem em diversas áreas, como:
AGRICULTURA
Minhocas ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. As minhocas do subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas. Tal